Atividades Aquáticas

Atividades Aquáticas:

A Natação para Bebés (6 aos 36 meses) pretende criar e desenvolver um trabalho de adaptação ao meio aquático, através de uma adequada estimulação motora associada a uma forte componente afectiva, com a consciencialização dos pais sobre a necessidade e importância destas aulas no desenvolvimento “Psico-físico-social”. A Adaptação ao Meio Aquático (Crianças dos 3 aos 6 anos) pretende promover nas crianças a familiarização e adaptação à água, através de um programa de recreação aquática onde a componente lúdica estará sempre presente. A Hidroginástica é uma atividade física agradável através da qual podemos adquirir uma boa condição física, com a melhoria das capacidades de coordenação, resistência e flexibilidade. A Hidroterapia em classe é a realização de um conjunto de exercícios no meio aquático que permitem a reeducação, reabilitação da estrutura corporal dos alunos que revelam patologias, do foro motor ou neurológico, contribuindo para melhorar os seus movimentos e qualidade de vida.

 

O CRIT disponibiliza as seguintes actividades aquáticas:

  • Natação para Bebés (6 aos 36 meses) – Criar e desenvolver um trabalho de adaptação ao meio aquático, através de uma adequada estimulação motora associada a uma forte componente afectiva, com a consciencialização dos pais sobre a necessidade e importância destas aulas no desenvolvimento “Psico-físico-social”.
  • Adaptação ao Meio Aquático – Crianças (3 aos 6 anos) – Promover nas crianças a familiarização e adaptação á água, através de um programa de recreação aquática onde a componente lúdica estará sempre presente.
  • Hidroginástica – Dirigida á população sénior, tem como objectivo manter e melhorar a condição física, no sentido de evitar o envelhecimento prematuro e aparecimento de patologias provocadas pelo sedentarismo. Os exercícios serão seleccionados pelo Professor em função das capacidades dos alunos da turma, tendo também em conta os objectivos sociais e cognitivos, como a melhoria da auto estima e promoção do convívio.
  • Hidroterapia Individual e Hidroterapia em Classe – Realização de um conjunto de exercícios no meio aquático que permitem a reeducação, reabilitação da estrutura corporal dos alunos que revelam patologias, do foro motor ou neurológico, contribuindo para melhorar os seus movimentos e qualidade de vida. Utilização Terapêutica dos efeitos fisiológicos e hidroestácticos/hidrodinâmicos da água aliados ao exercício físico. A Hidroterapia individual pode ser realizada no âmbito da Fisioterapia, da Terapia Ocupacional ou da Psicomotricidade.